EMPÓRIO HOT PIZZARIA
inovando com estilo



A história da pizza começou há 6 mil anos com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água.

Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam a massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na península da Etrúria, na Itália. Era um alimento de pobres do Sul da Itália. Mas foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sanduíche. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, pedaços de linguiça ou ovos por cima.

A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo.

Pizzas podem ter uma centena de coberturas. A primeira redonda criada por Rafaelle Esposito, em 1889, para ser servida à rainha Margherita, da Itália, foi enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho). No início do século XVIII, Rosa e Raffael Espósito, comerciantes de Nápoles, Itália, produziam e vendiam um alimento, aperfeiçoado da popular massa de pão, recheada de torresmos, azeitona e queijo “cavalo”, que abastecia as mesas das famílias pobres de Nápoles, desde o início daquele milênio, denominada Pizza.

A Fama dos Espósito correu a Itália e fez com que o Rei Umberto I realizasse uma verdadeira operação de guerra para trazer à cozinha do palácio o casal Espósito para que preparassem para a Rainha Margherita de Sabóia, uma pizza, que acabara de inventar, com sabor do manjericão, sobre a massa coberta por mussarela e rodelas de tomate.

O encantamento da Rainha pela pizza acabou determinando o nome de “Margherita” para aquele tipo de recheio. Port’Alba foi a primeira pizzaria de que se tem registro. Surgiu em Nápoles em 1830. A partir daí se disseminou pelas regiões vizinhas e ganhou o mundo com os navios dos imigrantes italianos.

No Brasil, até os anos 50, as pizzarias eram uma exclusividade das colônias italianas e seus redutos.

A partir daí elas se disseminaram por todo o país até se transformarem, nos dias atuais, num dos mais saborosos pratos de nossa culinária.

AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Empório Hot não reflete, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados no blog da Empório Hot são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste blog reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no blog sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos. Comente com educação e não coloque links dentro do seu comentário.

FONTES: Todas as postagens são da Empório Hot.

DIREITOS DE IMAGEM: Reconhecemos o copyright com uma atribuição abaixo da imagem. Se tivermos reproduzido inadvertidamente uma imagem sem permissão ou com o copyright errado, o erro será corrigido tão logo descoberto.

PUBLICIDADE: A publicidade mostrada no nosso site é uma das nossas fontes de renda e nos ajuda a manter os nossos serviços gratuitos para os leitores. Os conteúdos editoriais publicados na Empório Hot são baseados nos pontos-de-vista exclusivos dos editores, e não são influenciados por relações comerciais ou serviços publicitários. Se algo contido no blog da Empório Hot é de sua propriedade ou lhe causa "dano" ou "prejuízo" ou ainda, se algum conteúdo postado esteja violando seus direitos, entre em contato pelo nosso e-mail (emporiohot@gmail.com) que iremos retirar o conteúdo do blog o mais rápido possível.

SUGESTÕES DOS LEITORES: Se tiver sugestões de artigos ou dicas, não hesite em contatar os nossos editores via e-mail ou redes sociais. Iremos responder o mais rápido possível.